Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

segunda-feira, 2 de março de 2009

Agressividade vs Drives

Agressividade vs Drives

AGRESSIVIDADE – Termo empregado muitas vezes de modo impreciso e que não deve ser confundido com drive de defesa muito menos com drive de rapina (ou caça). Um cão que, por exemplo, não permite a aproximação de estranhos, mas que nunca demonstra intenção de atacar seus familiares não é um cão agressivo. Provavelmente, tem bom drive de defesa. Já um cão que até pode tolerar a aproximação de um estranho, mas que, sem razão justificável, ataca essa pessoa, é um cão agressivo. Agressividade não pode ser confundida com disposição para trabalho de guarda. Drives elevados de guarda são sempre características positivas, enquanto que agressividade é sempre uma característica negativa. A agressividade não é fruto de um bom trabalho de proteção racional, mas do descontrole emocional que pode ser de origem herdada ou adquirida.


DRIVE - Refere-se às aptidões intrínsecas ou aprendidas dos diversos componentes psicológicos e sensoriais para realização para as diversas modalidades de trabalho. Relaciona-se à vontade, à disposição, bem como à tendência de cada cão para as qualificações inerentes ao trabalho. “Drive” é uma palavra inglesa que, entre outros significados, compreende “guiar”, “conduzir”, mas também “impulso”. É utilizada na cinofilia porque os drives podem ser modulados através do treinamento, muito embora a tendência genética seja a variável de importância fundamental. Os Drives subdividem-se basicamente em: DRIVE DEFESA, DRIVE DE DOMINÂNCIA, DRIVE DE FARO, DRIVE DE RAPINA e DRIVE POR ISCA, sendo os drives de rapina e de defesa os principais.


Os cães agressivos têm neles introjetados as frustrações dos donos, assim como os cães covardes também. Agressividade e covardia são filhas do medo e irmãs muito próximas. Ao contrário, cães com drives elevados são cães que receberam atenção e carinho de seus donos. Têm uma defesa alta para protegê-los e uma rapina elevada para caçar para eles. Estão sempre prontos a mostrar serviço, a se exibir, dando o máximo de si para alegrar os donos.


Pedro e Guapo de Tasgard



Fonte: Pedro R. Dantas (Comunidade BBC - Orkut)

0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por participar com seu comentário!!