segunda-feira, 26 de abril de 2010

ANÚNCIO DE VENDA DE FILHOTES:Como reconhecer burlas

Os anúncios de venda de cães são utilizados tanto por bons como maus criadores. Não é possível escolher um bom criador baseado apenas no anúncio, mas é pelo menos possível afastar os piores.Saber o que um criador consciencioso tenta transmitir nos anúncios e quais os requisitos mínimos que deve exigir ao comprar um cachorro são passos firmes em direção a uma boa compra. Muitos dos maus criadores conseguem-se reconhecer através de frases estranhas que publicam nos seus anúncios.
Evitar anúncios com as seguintes frases:
“Ninhada com testes feitos”Os testes a doenças genéticas são feitos aos progenitores e não à ninhada. Os cachorros são ainda demasiado jovens para realizar qualquer teste. Além disso, um criador responsável sabe que não pode assegurar que o cachorro não vai desenvolver displasias, pois embora numa criação responsável o risco seja menor, existe sempre essa possibilidade. O que o criador consciencioso pode fazer é garantir a devolução do dinheiro/troca por outro cachorro, caso o cão venha a desenvolver doenças genéticas.“Variante mini”Estude a raça que pretende adquirir e os intervalos de altura permitidos pelo estalão.
Muitas vezes os vendedores anunciam variantes que não existem, como por exemplo, Yorkshire Terrier Miniatura ou Chihuahua Miniatura. Isto mostra que o criador não tem conhecimentos sobre a raça que cria ou que está deliberadamente a criar cães com desvios ao padrão. Qualquer uma destas hipóteses não cumpre um requisito fundamental para se ser um bom criador que é o de tentar sempre aperfeiçoar a raça a que se dedica.“Puro, mas sem Registro/Pedigree”Ninguém pode provar que um cão é puro sem o registro na entidade representativa de cinofilia nacional e clube da raça a que pertence o cão.
Acreditar que um cão é puro sem ver os papéis é o mesmo que acreditar num vendedor de carros que lhe assegura que o carro não é usado, mas não lhe mostra a nota fiscal de fábrica nem o velocímetro zerado.“Cachorros bonitos, fofos, queridos...”Os criadores sabem que o mais importante a transmitir num anúncio são outras informação além do fato dos cachorros serem bonitos. Por vezes utilizar estes adjetivos serve para preencher um anúncio em que não há informação importante a dizer, tais como linhagem, despistes de saúde, etc.

O que procurar num anúncio
Os bons criadores procuram transmitir as informações mais importantes acerca da ninhada. Assim geralmente incluem:
· Nome dos progenitores, suas qualificações e procedência.
· Referência ao registro da ninhada no clube da raça e na CBKC. O Dogue Brasileiro só pode ser considerado realmente legítimo se tiver registro no clube da raça (BBC).
· Indicação do dia de nascimento da ninhada e disponibilidade de entrega somente a partir das 8 semanas após o nascimento. Forma de contato para permitir visitas ao local
· Outras informações como, por exemplo, cor e sexo dos cachorros podem também ser incluídas.

Além disso, na entrega do filhote exija sempre:
· Certificado de vacinação e de vermifugação em dia e com pelo menos uma dose de vacina déctupla.
· Contrato ou ao menos um acordo entre as partes devidamente assinado.
· Orientações sobre alimentação do filhote e um telefone onde dúvidas possam ser esclarecidas.

0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por participar com seu comentário!!